quarta-feira, 14 de abril de 2010

Você sabe o que é Bullyng?

Esse termo em inglês é usado para descrever os atos de violência física ou psicológica praticados por uma ou mais pessoas — chamadas de bully, que em português quer dizer algo como valentão — com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.

» Comece a falar

Falar sobre o que está acontecendo vai fazer você se sentir melhor e menos angustiado, ver o problema mais claramente e agir com mais calma, pois sentimentos reprimidos são como uma lata de refrigerante sacudida — explodem! Que tal tentar um primeiro papo com um diário? Quando estiver preparado você pode pensar em falar com alguém que consiga interferir na situação, como seus pais ou a professora.

» Faça bem a si mesmo

A tendência de quem é zoado pelos outros é achar que há algo de errado consigo, mas uma pesquisa americana sobre bullying revelou que 63% das crianças entrevistadas admitiram praticá-lo por inveja ou raiva, e 30% porque estavam entediadas ou achavam engraçado zoar os outros. Nenhuma delas citou as características de suas vítimas. Ou seja, ponha na cabeça: não é pessoal! E continue sendo você mesmo.


» Veja o que há de bom na sua vida

É muito comum que você deixe tudo na vida ir por água abaixo quando parte dela não está funcionando. O problema é que, ao se permitir ser dominado pelas coisas ruins, você paralisa, mesmo percebendo as boas. Mas isto também funciona de modo inverso — focando as coisas boas, você pode parar de perceber as coisas ruins. Seja positivo.

» Assuma a responsabilidade

É claro que você não tem culpa de ser zoado por esses tipos, mas isso não quer dizer que não tenha que lidar com eles. Na vida real, as pessoas podem ser cruéis e dizer coisas horríveis. E não há como fugir, mas que tal impedir que isso tome conta de você? Tome para si a responsabilidade por ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário