quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que você faz com seus cabelos?

Se você processa quimicamente seus cabelos com alisamentos, relaxamentos, escovas, constantes pranchas e/ou outros produtos, todo o cuidado é pouco na hora de pensar em mudar a cor dos seus cabelos. O motivo é bem simples, pois qualquer química que visa a transformação do aspecto natural dos cabelos, acabam por comprometê-los e deixá-los fragilizados. Por isso, mais do que nunca, é importantíssimo cuidar dos seus cabelos com hidratações semanais.

Entre os processos químicos mais comuns estão os:

Alisamentos

O alisamento é uma técnica para minimização dos efeitos dos cabelos crespos e cacheados e que deseja tê-los lisos. As técnicas são várias, mas o assunto ganhou destaque entre as mulheres com o surgimento da chapinha japonesa, lançada em Nova York, há cerca de três anos.

* Princípios ativos: Alisamentos feitos com tioglicolato de amônia, mesmo que de marcas diferentes, são compatíveis entre si, assim como os de hidróxido de sódio. Tioglicolato e hidróxido de sódio, no entanto, não são compatíveis.A escova definitiva e a progressiva, por outro lado, são compatíveis com os alisamentos por química. Portanto, uma vez usando um desses ativos para alisar, não pode haver troca para o outro, até que todo o cabelo alisado seja cortado, sob riscos de haver quebra dos fios.

Relaxamentos

*

Se você quer apenas diminuir o volume do seu cabelo, soltar um pouco os cachos e ganhar movimento, opte pelo relaxamento. O processo é idêntico ao do alisamento químico e é feito com os mesmos produtos. A diferença é que a técnica de aplicação e o tempo de ação dos produtos nos cabelos é reduzido , o que torna

o processo menos agressivo aos fios, além de resultar numa aparência mais natural.

O relaxamento exige retoques a cada 30, 45 ou 60 dias e deve ser feito apenas na raiz crescida para não ressecar ainda mais os fios. Ele não é indicado para cabelos tingidos ou descoloridos.

"Para manter a aparência natural e saudável dos seus cabelos, use condicionadores do tipo "leave-in" ou cremes de pentear, ideais para modelar o cacheado.

. O tempo de aplicação do produto não deve exceder o recomendado.

. Respeite o intervalo de tempo entre as reaplicações, que pode variar de 3 a 6 meses.

. Nunca faça alisamento se o seu cabelo já tiver passado por outros processamentos químicos, como tintura ou tonalizantes.

. Procure lavar os cabelos com xampus e condicionadores próprios para cabelos quimicamente processados.

. Pelo menos duas vezes por semana fala hidratações aquosas e nutritivas para seus cabelos e, a cada 15 dias, aplique uma máscara de tratamento profundo e ou reconstruções nos fios.

Princípios ativos:

À base de produtos destinados a realizá-los, atua quebrando as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma nova posição e modificando o formato dos cabelos.

Atualmente tais produtos são formulados a partir de 3 diferentes substâncias:

Hidróxido de Sódio - São produtos alcalinos, pH 13, e uma lixívia cáustica que pode danificar os cabelos, produzindo queimaduras no couro cabeludo e até mesmo cegueira, caso atinja os olhos. São restritos ao uso por profissionais; produz um alisamento químico permanente e de eficiência máxima.

Tioglicolato de Amônia - Apresentam um pH alcalino, que remove o sebo protetor, facilitando a sua penetração nos fios. Devem ser aplicados sobre os cabelos úmidos, permanecendo de 15 a 20 minutos. Apresenta um forte odor de amônia e também pode irritar a pele.

Hidróxido de Guanidina - São conhecidos como produtos sem lixívia. Essa substância também possui um pH alcalino, sem odor, sendo mais eficiente que o Hidróxido de Sódio e menos agressivo à pele. Necessita de um neutralizador ácido. O Hidróxido de Guanidina é composta por 2 ingredientes:

Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Guanidina - misturados na hora da aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário