A celulite é a inimiga mortal da auto-estima de mais de 95% das mulheres. Lipodistrofia Ginóide, nome correto da celulite, é uma desordem do tecido conjuntivo relacionado a gordura e fibras de colágeno.
Celulite
Algumas células do nosso organismo têm a função de armazenar energia sob forma de gordura. Essas células são chamadas de adipócitos e estão localizadas na hipoderme (tecido entre a derme e os músculos).
Eles têm as seguintes funções: absorver a água e nutrientes do sangue e eliminar as toxinas e o excesso de água. Se neste processo algo não vai bem, os indesejáveis furinhos começam a se formar.
Entre as células de gordura correm artérias, veias e vasos linfáticos. O aumento do tecido gorduroso pode comprimir os vasos sanguíneos e linfáticos, gerando edema (inchaço) e fibrose (áreas endurecidos e com nódulos) em casos mais graves. A pele adquire o aspecto “casca de laranja” devido às modificações na textura do tecido conjuntivo.
As regiões mais acometidas são: quadris, nádegas, coxas, pernas e abdome. A celulite é mais freqüente em mulheres, especialmente após a puberdade e em obesas (pois apresentam mais adipócitos). A celulite apresenta diferentes aspectos clínicos, que podem ser classificados em estágios.
Classificação da Celulite
* Grau 1: não é visível. Os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer em qualquer idade. É indolor.
* Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. A pele apresenta o efieto “casca de laranja”. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
* Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida. Pode haver dor local, pele edemaciada com os poros dilatados. Sensação de perna pesada, cãibras e dores podem ocorrer neste estágio.
* Grau 4: A situação é grave. A dor é constante. As fibras formam nós, as células de gordura agrupam-se e vão criando vários nódulos. A celulite é dura. A circulação de retorno está muito comprometida. A pele tem aspecto acolchoado e apresenta os “buracos negros”, regiões de circulação diminuída, representam intensa fibrose. Inchaço, pernas doloridas e cansadas estão presentes, mesmo sem esforço.
As causas do problema não são totalmente conhecidas. Sabe-se que a predisposição hereditária e as influências hormonais decorrentes da puberdade, gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais estão relacionadas às alterações do tecido gorduroso e na microcirculação. Os hábitos de vida também têm grande influência no surgimento da celulite. O sedentarismo, o fumo e as deficiências nutricionais são inimigos no combate aos terríveis furinhos.
. Aqui vão algumas dicas importantes no tratamento da celulite:
1. Beba muita água! Isso facilitará a eliminação das toxinas;
2. Coma corretamente! A alimentação saudável é essencial no combate ao acúmulo de gordura e ainda facilita a função do intestino na eliminação de toxinas;
3. Evite chá preto e café! A cafeína altera a produção hormonal;
4. Evite refrigerantes! Eles contém sódio e aumentam a retenção hídrica;
5. Cuidado com bebidas alcoólicas! Elas podem levar ao aumento de peso;
6. Corte o cigarro! Por ser muito tóxico altera, as paredes dos vasos e dificultam a oxigenação;
7. Evite uso constante de salto alto e roupas muito apertadas! Eles podem prejudicar a sua circulação.
8. Faça exercícios físicos regularmente! Dessa maneira o bom funcionamento da circulação estará garantido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário