Os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós. Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade
Se você é uma daquelas mulheres que vivem reclamando dos seus cabelos crespos e que não agüentam mais a falta de brilho, o volume excessivo, os fios arrepiados, não se desespere. Nada de pânico! É possível contornar todos esses problemas com sucesso e, em alguns casos, sem precisar recorrer a procedimentos químicos. Em primeiro lugar, saiba que o look crespo - do cacheado suave da estrela Nicole Kidman ao afro-étnico da atriz Ildi Silva - nunca esteve tão na moda quanto agora. Quer assumir os seus? Descubra primeiro qual é o seu tipo de crespo
1)Sem definição;
2)O Crespíssimo Afro-Étnico;
3)O Crespo com Volume;
4)O Crespo sem volume.
Cada um tem características próprias e requer uma rotina específica de cuidados. Alguns consultores explicam tudo e ainda sugerem três maneiras de modelar os cachos, que podem ser empregadas em todos os tipos. Você também vai aprender a fazer tratamentos para combater a falta de brilho e o ressecamento. Vá à luta!
1 ) Crespo sem definição
Esse tipo de cabelo é liso no trecho perto da raiz e crespo no comprimento e nas pontas. Em alguns casos, os fios ficam frisados, parecendo uma molinha 'arrepiada'. Nunca forma cachos definidos. Você pode assumir esse look - como faz a cantora de rap Nega Gizza - ou optar por permanente afro ou relaxante para contribuir com a ondulação para definir os cachos. Em casa, você deve usar produtos para o tipo do seu cabelo, incluindo hidratações e cremes leave-in . Para um look natural, basta lavar, condicionar, aplicar mousse e deixar secar ao natural ou com difusor, sem pentear.
2 ) Cabelos crespíssimos
Tem muito volume, com cachos bem pequenos (tipo carapinha) ou maiores. O corte curto é muito prático. Mas, se quiser assumir pra valer os crespos, faça um corte estilo degradê ou repicado. O corte é feito em camadas superpostas, 'tirando' volume da nuca para baixo. Essa técnica ajuda a deixar os cachos definidos, quando modelados. E basta uma boa modelagem para mudar o visual. Se optar por relaxamento ou permanente afro, triplique os cuidados com os fios, que ficam mais ressecados e quebradiços. Nesses casos, opte por produtos à base de silicone e leave-in (sem enxágüe) com filtro solar.
3 ) O Crespo com Volume
Uma das formas para amenizar o volume dos cabelos, deixando-os com aspectos hidratados e volume controlado é a aplicação constante de hidratações semanais com linha de shampoo, condicionador, creme hidratante e leave-in de acordo com as necessidade dos seus cabelos.
4 ) O Crespo sem volume
Uma das alternativas para os cabelos crespos e sem volume são as constantes hidratações e o uso de produtos que estimulem os fios à "incharem". Entre eles, sugiro a produtos a base de queratina, creatina, cistina, gérmem de trigo, tutano e silicone. Se optar por um tratamento mais profundo para este fim, a henna em pó é um bom contribuidor para este fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário