quarta-feira, 9 de junho de 2010

CUIDADOS COM AS ROUPAS

1 - Não marque as sujeiras na roupa, só passe as roupas bem limpas, pois o calor fixa qualquer sujeira, ficando difícil removê-la depois


.2 - Para retirar a mancha de vinho que caiu na roupa, salpique o lugar onde o vinho tinto caiu com muito açúcar. Molhe com água fria e esfregue a mancha até sair, antes de lavar.


3 - Para as roupas com manchas de frutas, deixe a água escorrer pelo tecido manchado. O ideal é que a água caia de uma altura maior, por exemplo: do chuveiro.


4 - Para lavar roupas delicadas na máquina de lavar, coloque-as dentro de uma fronha e amarre o lado aberto. Ligue a máquina no ciclo suave.


5 - Para os zíperes que não estão correndo bem, coloque um pouco de grafite de lápis e esfregue. Vá abrindo e fechando para o grafite espalhar-se melhor.


6 - Remova as "bolinhas" e nós de suéter ou de outras peças de lã com uma lâmina de barbear (com muito cuidado) ou com um barbeador elétrico.


7 - Com vinagre branco você poderá tirar as marcas das bainhas. Molhe com uma esponja, embebida com bastante vinagre, a peça que você deseja. Depois, passe com ferro morno.


8 - Para manchas de sangue em travesseiros, almofadas, tecidos em geral, passe sobre as manchas uma pasta de maisena e água. Esfregue levemente e coloque para secar ao sol. Em seguida, escove bem.


9 - Quando você lava a roupa e ela fica manchada, não se desespere. Mergulhe-a rapidamente em um pouco de leite e deixe por alguns minutos. A mancha some imediatamente.


10 - Mancha de lama a gente consegue retirar da seguinte maneira: primeiro lave com água fria e enxágüe com um pouco de vinagre. Se o tecido for escuro, espere que fique bem seca, escove-a e esfregue uma rodela de batata crua.


11 - Para limpar a máquina de lavar, encha-a com água morna (ou fria mesmo), acrescente 3 litros de vinagre branco. Deixe-a bater todo o ciclo. O vinagre irá limpar as mangueiras, retirando delas a crosta formada pela espuma de sabão.


12 - Tinta de caneta na roupa? Mergulhe o tecido numa vasilha de leite e deixe de molho até que a mancha suma por completo. Se ficar ainda um pouquinho manchado, esfregue levemente com detergente.


13 - E para manchas de café, aplique uma mistura de álcool e vinagre branco (para café sem açúcar) ou use glicerina (para café com açúcar).


14 - Retirar rugas da roupa, molhe um algodão e esfregue sobre ela, no sentido dos fios, e continue passando o ferro.


15 - Para retirar manchas de frutas vermelhas, lave o tecido com uma solução de vinagre e álcool em partes iguais.


16 - Manchas de gordura são fáceis de ser removidas. Aplique um pano embebido com benzina ou esfregue um pedaço de cebola crua, colocando um pano por baixo da mancha.


17 - Para não correr o risco de perder algum botão de sua roupa nova, passe uma camada de esmalte incolor bem no centro de cada botão. O esmalte criará uma película sobre a costura e o firmará no lugar.


18 - Para dar vinco perfeito às calças e pregas, passe um pedaço de parafina pelo avesso no lugar a ser vincado e depois passe esses vincos pelo lado direito com ferro bem quente, sobre um pano úmido.


19 - Você pode remover a mancha de café de duas maneiras. Lavar o tecido na hora (se puder) com água fervente. Caso só possa cuidar disso depois, esfregue com cuidado uma pedra de gelo, até que a mancha desapareça.


20 - Para deixar a roupa engomada, cozinhe os grãos de arroz em muita água. Quando estiver cozido e a água grossinha, escorra numa peneira. A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a roupa na hora em que estiver passando. Ah, aproveite o arroz cozido para fazer uns bolinhos ou arroz-doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário